Regiões como a Grande Florianópolis têm se destacado na valorização de imóveis residenciais e vendo a busca por imóveis comerciais voltar a crescer
O ano de 2023 terminou com uma valorização imobiliária acumulada média de 5,13% no país. Todas as 50 cidades monitoradas no levantamento divulgado pelo índice FipeZap registraram altas ao longo do ano. O que fez com que Santa Catarina se tornasse a grande aposta do mercado imobiliário brasileiro.
O estado tem as cidades mais valorizadas, com valor do metro quadrado mais alto, com o preço médio de venda acima do padrão nacional e com o dobro da valorização média do país. Sete cidades catarinenses configuram nessa lista: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville e São José.
A capital do estado teve o preço do metro quadrado com maior aumento entre janeiro e dezembro de 2023 considerando as cinco capitais das regiões Sul e Sudeste. Já entre os municípios pesquisados, São José teve registro de 18% no preço dos imóveis.
Uma valorização que fez o Júlio César Pacheco empreender na cidade. "A gente tem um brechó solidário em Florianópolis e desde o final do ano passado vem procurando um ponto, também, em São José e acabamos achando uma sala na região da Leoberto Leal e estamos começando o nosso trabalho aqui", explica Júlio.
Depois de um tempo de pesquisa, com a ajuda da imobiliária, Júlio encontrou uma sala para alugar no bairro Barreiros. Com as chaves em mãos abriu as portas do brechó do Floripa do Bem e está otimista com a conquista.
Ele explica, ainda, que o processo de locação da sala foi rápido e sem dores de cabeça. "Foi muito fácil localizar o imóvel com a imobiliária e fazer essa negociação até para baixar um pouco do valor e junto com a questão digital foi muito fácil fazer o cadastro, cadastrar a entidade, e fazer todo processo para que tivesse a aprovação", ressalta o presidente do Floripa do Bem.