Torre será o maior edifício residencial do mundo.A artista plástica e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna, criou o conceito do Senna Tower - arranha-céu que será o residencial mais alto do mundo, em Balneário Camboriú. O projeto é tratado pela artista como um monumento à arte, engenharia e arquitetura.
- Toda grande história começa com uma jornada de descoberta, crescimento e transformação. Assim, a torre se ergue como um chamado para que busquemos a melhor versão de nós mesmos. Sua forma arquitetônica, cuidadosamente planejada, simboliza essa trajetória heroica de ascensão, autodescoberta e revelação de nosso potencial no mundo - diz.
A elaboração do conceito contou com a participação da engenheira Stéphane Domeneghini, diretora da FG Talls, empresa do Grupo FG responsável pelos prédios altos da companhia.
O Senna Tower será construído pela FG Empreendimentos, uma das maiores incorporadoras e construtoras de alto luxo no Brasil, em co-branded com a Marca Senna, e será um supertall, categoria dos edifícios acima de 300 metros de altura. A estimativa é que o projeto ultrapasse os 500 metros.
O prédio, além das áreas residenciais e privativas, terá áreas de entretenimento, lazer, gastronomia abertas ao público e espaço imersivo sobre Ayrton Senna. Os fãs do piloto vão poder circular por dois andares de lazer no empreedimento, que terá acesso livre ao público. Nesses espaços haverá restaurantes e até um kartódromo.
A proposta de Lalalli é que a tore represente a "Jornada do Herói", refletindo a trajetória de superação e a busca incessante por ideais que marcaram a vida de Ayrton.
- Tradicionalmente, em geometria sagrada, quando você cria um diagrama, no eixo horizontal dele, você tem tudo que se relaciona ao mundo físico, como a linha do horizonte, que contempla tudo que é transitório; já na linha vertical, temos tudo que tem a ver com as coisas celestiais, padrões supremos e eternos. Filosoficamente, a trajetória do herói é uma jornada da matéria em direção às coisas eternas e ideais - explica Lalalli Senna.
egundo ela, a proposta é inspirada em valores como disciplina, a honra e a destreza - a busca pelo intangível. A artista diz que a presença dos adversários é o que confirma o herói:
- No caso da torre, o principal adversário é o vento, pois se trata de um supertall. Seguindo a mesma lógica, ele também é quem vai ajudar a torre a cumprir seu propósito: a jornada em direção ao supremo e eterno. Por isso é o vento que gera, através do embate com a torre, a energia para a sua continuidade imaterial, para que ela cumpra sua jornada até o infinito, e é a força motriz do seu processo de transformação. O vento é então considerado um gerador de energia para o monumento, construindo um corpo de luz único e inédito, com movimentos e reflexos que podem vir a se desmaterializar - afirma.
- Eventualmente, o herói perde sua casca mortal e se transforma em luz pura, para cumprir sua jornada em direção ao eterno - completa Lalalli Senna.
- Todos nós temos um potencial grandioso dentro de nós mesmos que é necessário ao mundo, e por isso deveria ser revelado. E todos nós temos nossos ideais. A torre mostra isso, ou seja, a nossa jornada de superação em busca do nosso proṕosito maior, da revelação da nossa verdadeira natureza, e por aquilo que almejamos. Assim, o Senna Tower representa um convite para buscarmos a melhor versão de nós mesmos - diz.
Com investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, o Senna Tower será um dos edifícios residenciais mais imponentes do mundo, com o que há de mais moderno em tecnologia construtiva e inovação no mercado mundial. O empreendimento será construído com investimentos da FG e da Família Hang, donos da Havan.