Com o final de 2023 se aproximando, as expectativas para o mercado imobiliário 2024 ficam mais claras, o que é essencial para quem deseja traçar as estratégias do próximo ano. Saiba quais são as tendências esperadas do setor no ano que vem logo a seguir!
Crédito deve avançar no mercado imobiliário em 2024
Antes de tudo, vamos deixar claro que o mercado imobiliário já tem um cenário positivo atualmente, cenário esse que vem desde 2021, ano de recordes para o setor. No entanto, há a possibilidade de melhora nas esferas que compõem um dos pilares da economia brasileira, e o crédito imobiliário é uma delas.
Afinal, mudanças importantes como a sanção do Marco Legal das Garantias devem impulsionar o mercado imobiliário em 2024. Com as novas medidas, espera-se um volume maior de crédito movimentado a partir do home equity, também conhecido como crédito com garantia de imóvel.
Compra do primeiro imóvel facilitada
Sem contar que o incentivo para a compra do primeiro imóvel fica ainda maior no ano seguinte. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a verba destinada à moradia em 2024 deve crescer 12.650% em comparação com 2023. O orçamento federal, já aprovado pelo poder executivo, vai de R$ 80 milhões para R$ 10,4 bilhões no ano que vem.
Além disso, as mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida também contribuem para melhores condições para quem deseja comprar a casa própria. Dentre as mudanças, a queda de juros e aumento do teto do valor do imóvel para determinadas faixas são as principais.
Por Redação Apê11 em 13 de novembro de 2023