A construção civil é um setor de extrema importância para a economia de Santa Catarina. Sozinha, ela responde por 4,7% do produto interno bruto (PIB) catarinense, como destaca o Observatório FIESC a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Mas o impacto dela ainda vai muito além disso.
Veja mais dados sobre a construção civil no Estado:
o setor vem crescendo acima da média brasileira e até das expectativas;
só nos últimos 12 meses, o Estado ganhou 12,5 mil novas empresas de construção;
outro destaque é a geração de empregos, liderando entre as categorias da indústria;
a NSC alcança 91% do público da construção civil em Santa Catarina.
Acompanhe a seguir outros números relacionados ao tema com a análise do Negócios SC.
O número de empresas da construção civil em Santa Catarina
Os resultados do mercado da construção civil têm superado a expectativa em 2024. No segundo trimestre do ano, por exemplo, o setor cresceu 3,5%, de acordo com o IBGE. O projetado pelos analistas para o período era um crescimento de apenas 0,9%. Enquanto isso, a economia brasileira como um todo registrou uma alta de 1,4%.
No primeiro trimestre de 2024, o aumento já havia sido de 3,3% para a construção frente ao mesmo intervalo do ano anterior. A economia como um todo cresceu 2,9% nesses mesmos três meses.
Essas são ótimas notícias para um setor que emprega tantos brasileiros e abrange um número expressivo de negócios por todo o País. Inclusive, em Santa Catarina, a construção civil é a área da indústria com o maior número de estabelecimentos registrados, como aponta o Observatório FIESC com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Já um relatório do Sebrae, reunindo informações da Receita Federal, revela a existência de mais de 127 mil empresas no setor da construção civil em Santa Catarina. Entre elas:
76.840 são microempreendedores individuais;
30.005 são microempresas;
13.216 são médias e grandes empresas;
6.069 são empresas de pequeno porte.
Só nos últimos 12 meses, o setor teve um saldo de quase 12,5 mil novas empresas, de acordo com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina no Observatório JUCESC. Ou seja, a economia catarinense ganhou mais de mil negócios na construção civil a cada mês.
Além disso, há toda uma cadeia econômica impulsionada diretamente pela categoria. Um bom exemplo nesse caso é o comércio varejista de materiais de construção, que adiciona quase R$ 6 bilhões por ano à economia catarinense.
A construção civil gera milhares de empregos em SC
Um maior número de empresas e um mercado aquecido geram mais oportunidades de emprego para os catarinenses. Inclusive, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) chama a atenção para o fato de que a construção foi o segmento da indústria que teve o maior saldo de novas carteiras de trabalho assinadas no Estado em julho de 2024: foram 849 ao todo.
O Painel de Informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostra que, no acumulado do ano até julho, Santa Catarina registrou um saldo de 12.238 empregos formais na construção. Em todo o Brasil, o resultado foi de 200.182 novas vagas.
Esse desempenho coloca Santa Catarina como o sexto estado no País que mais gerou empregos na construção civil em 2024 até julho:
São Paulo: 46.322
Minas Gerais: 25.808
Rio de Janeiro: 16.079
Paraná: 15.532
Goiás: 13.341
Santa Catarina: 12.238
Para completar, a FIESC ressalta outro dado interessante da construção civil catarinense: ela é responsável pelo terceiro maior número de empregos totais da indústria no Estado.